'Wandinha:' Jenna Ortega diz que se sentiu 'completamente perdida e confusa' com a personagem
'Foi muito estressante', disse a atriz em uma conversa com Christina Ricci, interprete da personagem nos filmes dos anos 90
Os fãs mal podem esperar para a estreia de "Wandinha", a nova série da Netflix sobre a primogênita dos Addams dirigida por Tim Burton porém, o que muitos não sabiam - até agora - é que Jenna Ortega, atriz que interpreta a nova versão da garota inexpressiva e sarcástica, "sofreu" um pouquinho para conseguir encarnar a personagem.
Em uma conversa recente com Christina Ricci, a interprete de Wandinha Addams nos icônicos e inesquecíveis filmes dos anos 90, Ortega revelou que entre suas prioridades estava a difícil tarefa de não "imitar" a atuação de Ricci na nova produção.
"Foi muito importante para mim que eu não estivesse fazendo uma imitação de sua performance", disse a atriz. "Outra coisa é que toda vez que vimos Wandinha, ela tinha 5 anos, 10 anos. Então, quando alguém está dizendo coisas muito sombrias e distorcidas de um lugar de pura honestidade e inocência, aquele aspecto ingênuo de uma criança, é um pouco diferente quando você envelhece e se torna uma adolescente, porque então você soa como uma vadia. Você não quer que ela seja desagradável".
This *festering* new trailer is full of surprises. I know the suspense is killing you. pic.twitter.com/JmCVMBaDHP
— Wednesday Addams (@wednesdayaddams) October 9, 2022
Em resposta, Ricci disse que entende o sentimento de Ortega: "Eu queria perguntar a você, porque descobri que com um personagem como esse, às vezes, quando eles são escritos de uma maneira tão extrema, pode ser difícil mover uma narrativa tradicional porque as reações emocionais não vem de onde as pessoas esperam – especialmente quando você está lidando com diferentes diretores e pessoas diferentes assumem um personagem tão extremo. Muitas vezes na televisão, você encontra o personagem durante a primeira temporada, e isso deve ter sido muito difícil com um personagem como esse".
"Sim, foi muito estressante", concordou Ortega, que prosseguiu, "Estou tão feliz que você mencionou a coisa de vários diretores porque Tim não filmou todos os episódios. Estávamos indo de Tim para outro diretor, de volta para Tim, para outro diretor. Eu senti que todo mundo queria coisas diferentes dela. Lembro que Tim não queria que eu tivesse nenhuma expressão ou emoção. Ele queria uma superfície plana, o que eu entendo. É engraçado e ótimo, exceto quando você está tentando seguir um enredo, e Wandinha está em todas as cenas. Houve muitas batalhas assim porque eu senti que as pessoas nem sempre confiavam em mim quando eu estava criando meu caminho em termos de 'Ok, este é o arco dela. É aqui que ela fica emocionada'. E então, nós pulamos para o primeiro episódio e muita coisa está acontecendo. Você tem que apresentar toda a história. Enquanto isso, ainda estou encontrando meu equilíbrio, e depois são as aulas de violoncelo e as aulas de arco e flecha e isso e aquilo".
Estreando em 23 de novembro, quase um mês após o Halloween - o que é uma surpresa pois esperava-se que a série chegasse à Netflix durante o período -, a produção mostrará Wandinha e seu ingresso numa nova escola, a Nevermore Academy.
De acordo com a sinopse, "Wandinha" é mistério investigativo e sobrenatural onde a personagem tentará dominar sua habilidade psíquica emergente, solucionar o mistério envolto em uma monstruosa matança que aterrorizou a cidade local além do caso envolvendo seus pais, há 25 anos.
"Eu ligava para meus pais todas as noites em pânico porque sentia que era diferente de qualquer trabalho que já fiz antes, onde normalmente tenho tempo para sentar no personagem", disse ela a Ricci. "Fui para a Romênia e começamos a treinar e atirar imediatamente. Nós realmente não tivemos tempo para ensaios. Lembro-me de ser muito estressante e confuso. Fiz o melhor que pude, mas esse é provavelmente o trabalho mais esmagador que já tive".