Relembre 5 sucessos de Robert De Niro no seu 79º aniversário
Robert De Niro ignora a idade e continua colecionando sucessos
Nascido em 1943, Robert De Niro tem uma vasta e admirável carreira conservada ao longo de 57 anos de atividade. Nesta quarta-feira (17), o ator comemora o seu 79º aniversário e, comprovando que idade não é documento, assume uma jornada em dose dupla em ‘Wise Guys’, primeira produção do novo selo da Warner Bros. Pictures. Para celebrar esta data especial, separamos 5 dos maiores sucessos estrelados pelo ator. Confira.
Brazil (1985)
Segundo um dos maiores sites de críticas da atualidade, o Rotten Tomatoes, ‘Brazil’ é a obra da lista de trabalhos de Robert De Niro mais bem avaliada pelos especialistas. Apesar do nome, o filme não é ambientado no Brasil, e se trata de uma ficção científica com um enredo que se desenvolve em uma cidade futurista. Na época de seu lançamento, cinéfilos brasileiros chegaram a questionar se o filme não se tratava de uma crítica velada à situação do país naquela época, já que muitos temas abordados na trama se assemelhavam aos acontecimentos no Brasil, no final da ditadura militar.
O Poderoso Chefão - Parte 2 (1974)
Incrivelmente indicado 11 vezes ao Oscar, ‘O Poderoso Chefão - Parte 2’ consagrou De Niro como melhor ator coadjuvante na maior celebração cinematográfica do mundo. O filme foi literalmente adorado ao redor do planeta, sendo considerado “culturalmente, historicamente e esteticamente significante” pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. O clássico deu início à saga de filmes sobre máfia estrelados pelo aniversariante.
Bons Companheiros (1990)
Falando em máfia, ‘Bons Companheiros’ é baseado no livro ‘Wiseguy’ de Nicholas Pileggi e conta fatos reais vividos por um trio de mafiosos, discorrendo sobre acontecimentos entre a ascensão e a queda dos criminosos. Robert De Niro vive na pele de James Conway, um dos gângsteres que têm sua vida contada ao longo de três décadas. O filme faz parte da enorme parceria do ator com o diretor Martin Scorsese.
Motorista de Táxi (1976)
Em ‘Taxi Driver’, no título americano, o ator interpreta Travis Bickle, um jovem frustrado que trabalha como taxista em Manhattan e alega ter sido expulso do corpo de fuzileiros navais. A obra, dirigida por Martin Scorsese, ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Cannes de 1976 e foi indicado 4 vezes ao Oscar, incluindo para Melhor Filme, porém, sem sucesso.
Caminhos Perigosos (1973)
Esta obra também contempla a extensa lista de filmes de Robert De Niro sob o olhar do diretor e amigo Martin Scorsese. ‘Caminhos Perigosos’ não teve muita aclamação e repercussão em relação aos trabalhos citados à cima, mas foi muito bem avaliado pelos críticos especializados no Rotten Tomatoes, que consideram um “poderoso conto de pecado urbano e culpa que marca a chegada de Scorsese como uma importante voz cinematográfica e apresenta performances eletrizantes de Harvey Keitel e Robert De Niro.”