Halloween: Conheça os 5 maiores diretores de terror da atualidade
Se você é adepto à tradição de assistir um bom filme de terror no dia das bruxas, você vai adorar conhecer esse autores
Embora seja uma tradição originalmente praticada nos Estados Unidos, o dia das Bruxas, também conhecido como Halloween, está cada vez mais presente no Brasil, sendo comemorado de várias formas entre crianças pedindo “doces ou travessuras” na porta da vizinhança e grupos de amigos se encontrando para assistir filmes de terror. O Diário 24 Horas preparou uma lista com 5 autores e diretores de filmes de terror que são referência no ramo.
O mercado de filmes de horror nunca desacelerou na indústria de cinema, desde as primeiras histórias contadas, autores especialistas em criar um bom suspense ganharam a admiração de cinéfilos amantes de contos macabros ao redor do mundo inteiro. Conheça a lista:
Tobe Hooper
Tobe Hooper era ainda muito jovem quando deixou de ser professor universitário para se tornar cineasta documentarista, mas em pouco tempo seu interesse mudou para uma área inusitada, se jogando de cabeça no mundo dos filmes de terror. Hooper faleceu em agosto de 2017, com 74 anos, mas deixou uma grande contribuição para o cinema internacional, principalmente com a franquia “O Massacre da Serra Elétrica”, que foi uma verdadeira febre entre os espectadores dos gêneros terror e suspense. Outro sucesso foi o filme “Poltergeist - O Fenômeno”, que seria, inicialmente, uma ficção científica, mas mudou totalmente de rumo durante o processo de criação da obra.
James Wan
James Wan nasceu na Malásia e tem uma bagagem significativa no mercado cinematográfico. Apesar de ter assinado a direção de filmes como “Velozes e Furiosos” (2015) e “Aquaman” (2018), foi fazendo filmes de terror que James conseguiu se destacar entre os maiores cineastas do mundo. “Jogos Mortais” (2004), foi o primeiro filme de sua carreira e anos mais tarde levou para as telonas a franquia “Invocação do Mal”, considerada por especialistas uma das melhores franquias de terror dos últimos tempos, com histórias, literalmente, de arrepiar.
Ari Aster
O mais jovem diretor da lista já provou que idade não é documento quando o assunto é talento. Com apenas 36 anos, Ari Aster iniciou sua carreira recentemente, em 2018, e conseguiu se consagrar com apenas dois filmes: Hereditário (2018) e Midsommar - O Mal Não Espera A Noite (2019). Ambos os filmes foram considerados obras extremamente macabras, com um enredo que prende o interesse do espectador do início ao fim.
Jordan Peele
Jordan Peele é ator e cineasta de Nova Iorque (EUA) e atualmente um dos maiores diretores de filmes de suspense da atualidade. Seguindo pela linha, muito consumida ultimamente, conhecida como “terror psicológico”, Peele é capaz de hipnotizar os cinéfilos com seus roteiros ricos em detalhes que provocam tensão e euforia em quem assiste. O grande diferencial são as causas sociais abordadas em seus filmes de maneira espetacular, provocando um impacto inesperado no público. Suas pautas frisam, principalmente, questões raciais, reforçando seu posicionamento anti-racista. Seus maiores sucessos são os filmes “Corra!” (2017) e “Nós” (2019).
Wes Craven
Para se dedicar a vida de cineasta, Wes Craven precisou abrir mão de muita coisa em sua vida, incluindo seu cargo de professor e um casamento. Felizmente a aposta rendeu bons frutos e logo em sua primeira obra, o norte-americano se consagrou uma peça fundamental para a indústria cinematográfica no gênero de terror. Anos mais tarde, sua importância ficou ainda mais notável após o estrondoso sucesso do filme “A Hora do Pesadelo” (1984), dando vida a um dos maiores personagens amedrontadores que conhecemos, o Freddy Krueger. Em 1996, foi a vez do filme “Pânico” chamar atenção do público com outro personagem icônico de mesmo nome.