'Super Mario Movie': John Leguizamo tece críticas pesadas ao elenco
Intérprete de Luigi no live-action dos anos 90 classificou a falta de representatividade como 'uma merda'
John Leguizamo, conhecido por interpretar o personagem Luigi no live-action dos anos 90 do game da Nintendo "Super Mario Bros.", falou nesta semana sobre a nova animação, "The Super Mario Bros. Movie", produzida pela Universal em conjunto com a Illumination e protagonizada por Chris Pratt, e não foi, digamos, gentil em suas colocações.
Pratt dará voz a Mario, o encanador de origem italiana mais famoso dos games, enquanto que Charlie Day dublará Luigi. Leguizamo, que já viveu o personagem no passado, observou que a escalação do elenco parece ter "recuado" no quesito representatividade, pois novamente teremos dois atores brancos e não-italianos dando vida a personagens com tais características.
"Eu sou velha guarda. Muitas pessoas adoram o original", disse o ator sobre o novo longa em entrevista à IndieWire. "Eu fiz a Comic-Con em Nova York e em Baltimore, e todo mundo disse: 'Não, não, nós amamos o antigo, o original. Eles não estão sentindo o novo'. Não estou sendo chato. É realmente lamentável".
E continuou, falando sobre a produção dos anos 90: "Os diretores Annabel Jankel e Rocky Morton lutaram muito para que eu fosse o protagonista porque eu era um homem latino, e eles [o estúdio] não queriam que eu fosse o protagonista. Eles lutaram muito e foi um grande avanço. Para eles, retroceder e não escalar outro [ator de cor] é uma merda".
A escalação de Pratt na animação foi motivo de polêmica desde seu anúncio. E com muito ceticismo sobre como o personagem poderia soar sendo dublado pelo astro de "Jurassic World", Pratt comentou pouco antes da divulgação do primeiro trailer que sua versão de Mario seria "diferente de tudo que você já ouviu no mundo Mario antes", o que acabou por não se cumprir, já que o personagem soa, bem, como ele mesmo. Assista abaixo:
Em entrevista ao portal Variety, Pratt disse que "trabalhou muito de perto com os diretores" para criar a voz perfeita, acrescentando: "[Tentamos] algumas coisas e chegamos a algo de que estou muito orgulhoso". Vale lembrar que ainda em outubro, Leguizamo usou seu perfil no Twitter para falar sobre o novo "Super Mario".
So glad #superMariobros is getting a reboot! Obviously it’s iconic enuff. But too bad they went all white! No Latinx in the leads! Groundbreaking color-blind casting in original! Plus I’m the only one who knows how to make this movie work script wise! pic.twitter.com/lNokmdpwMq
— John Leguizamo (@JohnLeguizamo) September 27, 2021
No tweet, o ator diz que é "uma pena que eles ficaram todos brancos! Nenhum Latinx nas pistas! Fundição daltônica inovadora no original! Além disso, sou o único que sabe como fazer este filme funcionar no roteiro!".
Chegando aos cinemas em 7 de abril de 2023, "The Super Mario Bros. Movie" também conta com Anya Taylor-Joy como Princesa Peach, Seth Rogen como Donkey Kong, Jack Black como Bowser, Keegan-Michael Key como Toad, Fred Armisen como Cranky Kong e Sebastian Maniscalco como Spike.