Netflix explica ao público como irá detectar o compartilhamento de senhas
A decisão visa diminuir os prejuízos causados pela prática.
A Netflix anunciou recentemente a decisão de bloquear o compartilhamento de contas na plataforma. A empresa confirmou durante uma seção de perguntas que pessoas morando em diferentes localidades terão que utilizar contas próprias para terem acesso à plataforma.
A plataforma irá utilizar informações como endereço IP, IDs dos dispositivos e atividades da conta para determinar se um dispositivo conectado à sua conta está conectado ao seu local principal.
A Netflix afirma que os usuários que costumam viajar ou utilizar o serviço fora de casa não precisarão se preocupar. De acordo com a plataforma, o procedimento que será implementado para o acesso em outros locais será o envio de um código temporário, permitindo o login neste local por cerca de sete dias consecutivos.
Quanto a questão de viagens, o usuário que levar o aparelho principal não terá problemas em acessar a sua conta em outros locais. No entanto, o dono da conta deve se conectar ao WiFi de seu local principal pelo menos uma vez a cada mês. Isto não irá afetar o número de pessoas que podem assistir simultaneamente à plataforma.
A medida visa estimular as assinaturas únicas na plataforma, pensando nisso, a empresa lançou no ano passado um recurso chamado “Transferência de perfil”. A funcionalidade ajuda os usuários a migrarem seus históricos, assim como sugestões e configurações entre contas.
A Netflix afirma que as ações visam compensar a perda das mais de 200 mil contas ocorridas durante o primeiro trimestre de 2022. A empresa sofreu uma grave queda em sua participação no mercado, saindo dos 32% existentes para 27%, ao adotar um plano mais barato, com anúncios, visando gerar mais receitas para a empresa.