Oppenheimer: conheça a história abordada durante o filme
Filme dirigido por Christopher Nolan chega ao cinema em julho deste ano.
Um dos cientistas mais conhecidos irá ganhar um longa nos cinemas. Baseado no livro ganhador do prêmio Pulitzer, Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer, o longa irá contar a história do físico da Universidade da Califórnia responsável por criar a bomba atômica.
Filho de um imigrante alemão e criado em uma família judia, o cientista estudou na Ethical Culture Society, onde se formou em matemática, ciências e literatura grega e francesa, graduando-se também na Universidade de Harvard em 1925. Logo após, em 1927, obteve seu doutorado e acabou conhecendo outros grandes nomes da ciência como Niels Bohr e Paul Dirac, passados estes anos, Oppenheimer voltou aos Estados Unidos para trabalhar como professor na Universidade de Berkeley e no Caltech.
Devido ao auge do nazismo na Alemanha, o cientista engajou-se cedo em questões políticas. Após o falecimento de seu pai, Oppenheimer herdou uma grande fortuna e começou a auxiliar diversos movimentos antifascistas. No entanto, decepcionado com o comportamento demonstrado pelo governo de Stalin aos cientistas, o pesquisador decidiu se separar das associações comunistas as quais estava vinculado.
Em 1939, surge uma ameaça mundial, rumores surgem indicando que o regime nazista havia criado uma bomba atômica. Avisado por Albert Einstein e Leo Szilard, Oppenheimer passa então a pesquisar sobre a obtenção de urânio-235, ao mesmo tempo em que determinava a massa crítica para a bomba.
Em 1942 o cientista integrou-se ao projeto Manhattan, com o objetivo de gerir a investigação e o desenvolvimento de utilizar a energia nuclear com fins militares. O projeto foi bem-sucedido, gerando assim às bombas nucleares. Após o “sucesso” de sua criação, Oppenheimer fez uma de suas citações mais conhecidas “Agora eu me tornei a morte, a destruidora de mundos.”. O pesquisador faleceu em 1967 aos 62 anos, devido a um câncer na garganta.
A triste história do cientista será vivida por Cillian Murphy (Peaky Blinders), e traz outros grandes nomes como Florence Pugh (Não se Preocupe, Querida), Jack Quaid (The Boys), Matthew Modine (Stranger Things), Matt Damon (Jason Bourne), Emily Blunt (Um Lugar Silencioso Parte II), Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Josh Hartnett (The Fear Index), Kenneth Branagh (Morte no Nilo), Gary Oldman (Harry Potter), Rami Malek (Bohemian Rhapsody), Gustaf Skarsgard (Vikings), Dane DeHaan (Versos de um Crime), Jason Clarke (A Hora Mais Escura), Casey Affleck (A Ghost Story), entre outros. A estreia de Oppenheimer está marcada para 20 de julho de no Brasil.