'Nada de Novo no Front' e 'Elvis' são fortes concorrentes em categorias técnicas no Oscar 2023
Os dois filmes estão concorrendo na categoria de 'Melhor Som' em 2023
Quando se fala em Oscar, é comum pensar logo nas categorias principais como "Melhor Filme" ou "Melhor Ator", no entanto, também temos diversas categorias que não chamam tanto a atenção do público, mas que possuem tanta importância quanto as outras. Na edição de 2023, doi filmes são os fortes concorrentes para levar a estatueta de ouro nas categorias técnicas: "Nada de Novo no Front" e "Elvis".
Ao longo dos anos, nos acostumamos a não dar tanta atenção para as categorias técnicas do Oscar, que premiam aqueles que estão por trás das câmeras, trabalhando tanto quanto diretores ou atores renomados na indústria. No entanto, essa situação tem mudado conforme as edições da premiação começaram a dar mais destaque para essas partes tão importantes do evento.
O longa de Edgar Berger, Nada de Novo no Front, retrata uma visão diferente para os eventos da Primeira Guerra Mundial, mas um dos grandes destaques está para a sua edição de som, dando destaque para o caos dos campos de batalha do início do século XX. Filmes com histórias de guerra já possuem um histórico de ter destaque nessa categoria, como o longa de Clint Eastwood, Cartas Para Iwo Jima, que levou a estatueta de "Melhor Edição de Som" para casa em 2007.
Por outro lado, também temos Elvis, de Baz Luhrmann, que fez um grande sucesso em 2022 ao retratar o embate entre um dos artistas mais famosos do mundo e seu empresário. O filme traz um incrível trabalho ao conseguir encontrar microfones idênticos aos usados por Elvis para trazer uma maior fidelidade ao som captado nas músicas. Este "pequeno" detalhe, ajuda na imersão da trama, e o tornam um forte candidato para levar o Oscar.
Vale lembrar que neste ano, a academia resolveu juntar as categorias de "Melhor Edição de Som" e "Melhor Mixagem de Som", transformando simplesmente em "Melhor Som", simplificando o entendimento para o público. O Oscar 2023 será exibido no próximo domingo (12).