Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo: Filme surpreende e recebe onze indicações ao Oscar
Entre as indicações estão a de melhor atriz, melhor trilha sonora original e melhor roteiro original.
Na manhã desta terça-feira (24), a Academia de Cinema anunciou os nomes dos seus indicados para o Oscar, na liderança está o filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, com onze indicações, entre elas a de melhor filme, melhor direção e melhor atriz.
O longa mostra a imigrante chinesa Evelyn Wang (Michelle Yeoh), que vê a sua lavanderia indo ao fracasso e o seu casamento se desmoronando, ela luta para lidar com todos os problemas, incluindo um relacionamento ruim com o seu pai e com sua filha (Stephanie Hsu). A situação de Evelyn se complica mais ainda quando ela precisa se preparar para uma reunião com a burocrata Deirdre (Jamie Lee Curtis), uma auditora da Receita Federal. No entanto, à medida que a reunião ocorre, uma fenda no multiverso se abre, tornando-se uma possibilidade para revelar realidades paralelas. Agora Evelyn parte rumo a uma aventura onde precisará salvar o mundo e impedir que uma entidade maligna destrua as camadas dos universos.
Com a indicação, Michelle Yeoh foi a primeira intérprete asiática a receber uma indicação ao prêmio de melhor atriz no Oscar. É raro para uma atriz conquistar sua primeira indicação aos 60 anos, o que se torna ainda mais difícil pelo fato da intérprete ser asiática.
As indicações do filme para o Oscar 2023 foram as seguintes:
- Melhor Filme
- Melhor Atriz — Michelle Yeoh
- Melhor Direção — Daniel Kwan e Daniel Scheinert
- Melhor Trilha Sonora
- Melhor Ator Coadjuvante — Ke Huy Quan
- Melhor Atriz Coadjuvante — Jamie Lee Curtis e Stephanie Hsu
- Melhor Roteiro Original
- Melhor Música Original — “This is life”, de “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo”, música de Ryan Lott, David Byrne e Mitski, letra de Ryan Lott e David Byrne
- Melhor Edição
- Melhor Figurino
A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para o dia 12 de março e Jimmy Kimmel será o apresentador do Oscar 2023. Esta será a terceira vez que o apresentador irá comandar a premiação. Ele já havia apresentado o evento nos anos de 2017 e 2018.